O Sincomerciários de Jundiaí realizou ontem, 21 de setembro, a 4ª edição do Café Sensorial com o objetivo de promover conhecimento sobre a inclusão e eliminar toda e qualquer barreira física ou atitudinal que impeça a pessoa com deficiência exercer plenamente a sua cidadania.
O evento, que contou com apoio da Fecomerciários, recebeu cerca de 60 pessoas na sede do Sindicato entre PCDs, representantes de empresas entre outros e foi coordenado pela diretora do Sincomerciários de Jundiaí, Elisângela Borges.
A programação do dia contou com uma palestra com o tema “Pessoa com Deficiência. Conhecer para Incluir”, ministrada pelos especialistas, Filipi Azevedo de Lima, presidente e representante da Unidade de Gestão de Assistência Social e Desenvolvimento Social do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jundiaí; Marco Antônio dos Santos, segundo secretário e representante da Unidade de Gestão da Casa Civil do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jundiaí e Eduardo Venâncio, representante do Projeto Jundiaí Empreendedora, da prefeitura de Jundiaí.
Presenças ilustres
A 4ª edição do Café Sensorial do Sincomerciários de Jundiaí também contou com ilustres presenças, como: Milton de Araújo, presidente da entidade, Eunice Aires, coordenadora do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários e José Carlos do Carmo, auditor fiscal do trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo.
Origem e objetivos do Café Sensorial
O Programa Café Sensorial é uma ação social institucionalizada pela Fecomerciários desde 2008 em benefício da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. A atividade ocorre durante um café da manhã, promovido para autoridades do poder público, gestores de RH e empresários do setor privado, gestores de ONGs e associações que realizam atividades educacionais e de qualificação profissional, professores, dirigentes e funcionários sindicais, pessoas com deficiência e familiares.
Durante o evento são apresentadas informações sobre a Lei de Cotas e o seu cumprimento, sobre as tecnologias de assistência que auxiliam a realização do trabalho e os recursos de acessibilidade, mobilidade urbana e emprego apoiado.
Sindicatos dos Comerciários que já promoveram o Café Sensorial no Estado de São Paulo:
Americana, Araçatuba, Araraquara, Araras, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista/Atibaia, Campinas, Catanduva, Caraguatatuba, Cruzeiro, Dracena, Fernandópolis, Garça, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapetininga, Itapeva, Itapira, Itu, Jacareí, Jales, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Matão, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Sertãozinho, São Paulo, Sorocaba, Taubaté e Votuporanga. E também o Sinprafarma de Bauru e Sinprafarma de São Paulo, este na cidade de Osasco.